UEPG desenvolve atividades no Colégio Borell Du Vernay

Data 1/10/2012 10:20:00 | Assunto: Assunto

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mantém entre os alunos do Ensino Médio um projeto denominado ‘Evento de Extensão Engenharias em Foco’, que é desenvolvido junto ao Programa Interação das Engenharias com o Ensino Médio (PROENGEM). Coordenado pela Diretora Adjunta do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (SCATE), professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, este Programa de Extensão incorpora o Projeto Interação dos cursos de Engenharia da Universidade Estadual de Ponta Grossa com o Ensino Médio (PROMOVE/UEPG.






De acordo com Maria Salete, na tarde desta quinta-feira (27/09), estas ações foram realizadas entre os estudantes do Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay. “Este projeto ‘Engenharias em Foco’ desenvolve palestras voltadas aos Cursos de Engenharia da UEPG, possibilitando o intercâmbio de experiências profissionais adquiridas pelos engenheiros formados na UEPG”, destaca. No bojo das atividades, foram bastante proveitosos os relatos e debates sobre a importância da Universidade em sua formação e aplicação dos conhecimentos adquiridos à vida profissional dos envolvidos. “Com esse trabalho visamos promover a integração dos acadêmicos das Engenharias com os alunos do Ensino Médio, além de apresentar palestras técnicas sobre os últimos avanços das engenharias e também com enfoque no mercado de trabalho”, ressaltou a coordenadora.





Na ocasião, a coordenadora e professores de engenharias, entregou ao Diretor do Colégio professor Lourival Nascimento e Silva e o Vice-Diretor, professor Arilei Albach, um gerador eletrostático tipo Van Der Graaff e quatro DVDs didáticos para as disciplinas de química, matemática, física e biologia, como resultado da parceria entre o Colégio Borell e a UEPG no Projeto junto a Finep. “Esse gerador permite realizar demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito que arrepiam os cabelos de quem toca na cúpula isolado da terra e isso é possível porque os fios capilares ficam eletrizados com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem”, explica. A Diretora Adjunta da SCATE, igualmente, procurou apresentar trabalhos de conclusão de curso, demonstrando aos alunos das séries iniciais da graduação e do ensino médio, bem como a aplicação e utilização dos conhecimentos adquiridos, no curso de Engenharia e no ensino médio. “As palestras motivacionais foram proferidas com o objetivo de criar entusiasmo nos alunos do ensino médio a procurarem os Cursos de Engenharia.



Carlos Alberto Mayer

Texto retirado de http://portal.uepg.br/noticias.php?id=3293








Está notícia foi publicada no Colégio Estadual Prof. João Ricardo von BORELL du Vernay-EFM PROF
http://www.pgojoaoduvernay.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.pgojoaoduvernay.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=146